Open banking: o que é e como funciona?

O conceito promete mudar a forma como o mercado financeiro funciona impactando diretamente bancos, fintechs e outros negócios relacionados

Open banking: o que é e como funciona?
Atualizado em 09 ago 20 Uze
por Uze

Open banking será uma realidade no Brasil em breve. Em novembro, começa a primeira fase de implementação desse novo ecossistema, que deve revolucionar o sistema bancário e a maneira como lidamos com produtos e serviços financeiros.

Esse movimento vai criar uma forma padronizada de comunicação entre as instituições financeiras e permitir que os clientes escolham com quem querem compartilhar seus dados – poderão comparar produtos e serviços dos bancos, fintechs e cooperativas e escolher aquele que mais gostam, ou fazem sentido.

Por isso, o Open Banking vai aumentar muito a competição no setor financeiro e tende a diminuir taxas e juros para o consumidor.

Veja mais: O que é Open Banking?

Os debates sobre a padronização técnica desse novo ecossistema estão acontecendo neste momento – e envolvem as instituições financeiras e o Banco Central. No dia 6 de julho de 2020, o Nubank publicou um documento aberto com uma proposta de como essa arquitetura deve funcionar para criar um ambiente verdadeiramente competitivo e seguro.

Abaixo, Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank, fala sobre o futuro desse novo ecossistema.

O que as pessoas podem esperar do Open Banking?

O Open Banking é o futuro do sistema financeiro. Vai dar ao cliente muito mais controle sobre o que quer fazer com seus dados e seu histórico financeiro – e, justamente por isso, vai criar mais competição e aumentar a oferta de serviços. E é importante dizer que os detalhes de como esse sistema vai funcionar no Brasil ainda estão sendo construídos – e essas decisões técnicas, de arquitetura da informação, vão ser fundamentais para definir o quão seguro, transparente e democrático o Open Banking vai ser.

Assine para receber nossas publicações com conteúdos exclusivos

Ao assinar , declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Uze.

Assine para receber nossas publicações com conteúdos exclusivos

Deixe uma resposta