IA no Varejo

A Inteligência Artificial tem tomado proporções gigantescas, ganhando espaço e impactando de forma positiva o varejo trazendo sua capacidade de transformar e otimizar vários aspectos do setor. 

Empresas de diferentes segmentos já recorrem a uma variedade de ferramentas para reduzir custos, otimizar processos e faturar mais.

Ferramentas como o ChatGPT ficaram populares pela rapidez e eficiência com que respondem a necessidades cotidianas, quando se trata de operações de lojas há diversas aplicações de tecnologias bastante segmentadas.

Desde a implementação de plataformas omnichannel até mesmo gestão de vendas, a IA tem sido um potencializador de resultados assertivos. Sendo assim, entenda melhor como a IA pode influenciar o varejo na prática.

  • Chatbots no Atendimento ao Cliente

Chatbots ou assistentes virtuais são programas de IA que simulam conversas com os humanos, eles podem fornecer suporte ao cliente, otimizando e auxiliando o processo de compra do cliente. Além de ser uma estratégia digital eficiente, o varejista consegue obter inúmeros benefícios, impactando positivamente a empresa. 

Os principais motivos para o varejista aderir ao chatbot são: 

  1. Economia: Tarefas que antes eram feitas por humanos, hoje podem ser automatizadas, como processar pedidos, responder perguntas instantaneamente e horário de funcionamento flexível, isso ajuda a reduzir custos, diminui a insatisfação e otimiza o tempo do cliente. Além disso, esse suporte pode ser oferecido em diversos canais, seja digital ou local físico. 
  2. Atendimento Eficiente: O cliente consegue desfrutar de um atendimento rápido e personalizado, disponível para responder perguntas 24/7, otimizando o processo e o tempo de compra, gerando maior satisfação e experiência.
  3. Fidelização e Aumento das vendas: Além de todo atendimento personalizado, os chatbots fazem recomendações de acordo com o perfil e o histórico do cliente, oferecendo ofertas, produtos e planos personalizados, construindo proximidade e relacionamento a partir dessa constante interação com o cliente, impulsionando as vendas e gerando fidelidade. 

Com inúmeros benefícios, o Chatbot é uma ferramenta poderosa para o varejo, aumentando a satisfação dos clientes e impulsionando o crescimento da empresa.

  • Machine learning 

É utilizada na previsão de demanda, a partir da análise de dados históricos, ajudando a gestão de estoque. Da grande quantidade de dados coletados e analisados, incluindo históricos de vendas, padrões sazonais, eventos promocionais, dados meteorológicos e até mesmo dados econômicos e sociais, é possível criar e alimentar modelos preditivos para prever a demanda futura de produtos com alta precisão. 

A tecnologia também é utilizada para analisar o comportamento do cliente e identificar padrões de compra, podendo oferecer ao cliente recomendações de produtos e melhorar sua experiência, gerando oportunidades de cross e up-sell.

O Machine learning tem se mostrado muito eficaz no setor de varejo, especialmente no uso de cartões de crédito.  Entre suas principais maneiras de atuar, estão: 

Detecção de Fraude: Os algoritmos são usados para identificar padrões de transações fraudulentas com base em grandes conjuntos de dados históricos, podendo detectar operações suspeitas, em tempo real e reduzindo golpes.

Segmentação de Clientes: Com base nos padrões de gastos e comportamento de compra, ele consegue segmentar os clientes em grupos mais específicos. Isso ajuda o varejista a personalizar ofertas, campanhas de marketing e programas de fidelidade, aumentando a satisfação do cliente e as vendas.

Análise de Crédito: Ao analisar dados de compras e pagamentos com cartão de crédito, ele pode prever o risco de crédito de novos clientes. Isso ajuda os varejistas a tomar decisões mais informadas ao conceder crédito e limites de crédito.

Esses são alguns exemplos de como o machine learning está transformando o uso de cartões de crédito no varejo, proporcionando eficiência operacional, melhorando a experiência do cliente e aumentando a segurança das transações.

  • Google Cloud no Controle de Estoque

Uma das soluções que o Google Cloud oferece é o “self check”, ou “verificação de prateleira”. Esse recurso de IA usa machine learning para identificar produtos, a partir de textos e imagens, ajudando os lojistas na verificação dos seus estoques. 

O programa também pode encontrar e verificar a disponibilidade de produtos ainda embalados, por meio de imagens capturadas por câmeras em seus armazéns de estoque. Resolvendo uma grande dor do lojista, que é fazer a manutenção desse controle manual, que muitas vezes não é preciso e não é feito em tempo real.

Concluindo nossa análise, a inteligência artificial está redefinindo rapidamente o varejo, oferecendo soluções inovadoras que não só transformam operações, mas também elevam a experiência do cliente. Com benefícios tão palpáveis, fica claro que a adaptação estratégica de inteligência artificial está não apenas remodelando o varejo atual, mas também definindo o futuro deste setor dinâmico e competitivo.